CONTAMINAÇÃO EM ESPONJAS E PINCÉIS DE MAQUIAGEM. PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO!

Beleza e cuidado andam sempre juntos. Higienizar pincéis e esponjas evita contaminação durante a make, e esse cuidado é para nossa beleza e saúde #belezaecuidado

Sabemos a importância de tirar a maquiagem e limpar bem o rosto, principalmente antes de dormir, certo? São cuidados essenciais para ter uma pele saudável, bonita e pronta para a montar aquele look poderoso.

Porém, compartilhar produtos e pincéis com outras pessoas, ou ainda guardar os acessórios sujos ou de maneira inadequada, pode arruinar não somente o look e a make, também pode comprometer a saúde da pele.

Sim, é um alerta muito sério, amiga! Os produtos de maquiagempodem transmitir doenças por meio dos próprios produtos e/ou dos pincéis e esponjas utilizados, se não forem limpos regularmente.

Dermatologistas sempre avisam e explicam que todo o nosso rosto é suscetível a transmitir infecções. Entre as enfermidades que podem ser transmitidas estão desde doenças de pele localizadas como acne e foliculite até doenças mais sérias como piodermites, micoses e alguns quadros virais, como herpes e conjuntivite.

Um caso famoso de contaminação pela maquiagem e que viralizou na internet ocorreu em 2019. A australiana JoGilchrist, de 27 anos, contraiu uma infecção grave após usar o pincel de maquiagem de uma amiga. A infecção pela bactéria Estafilococos aureus causou paralisia, deixando-a paraplégica por um ano, até sua total recuperação após o tratamento.

Para profissionais da beleza, como maquiadores, a responsabilidade com a higienização é ainda maior. Utilizar produtos de maquiagemadequados, que eliminam bactérias e agentes agressivos, é mais do que garantir um bom atendimento, é garantir biossegurança ao cliente.

Detergentes e sabão comuns não matam as bactérias que se colonizam nas cerdas de pincéis ou nas entranhas das esponjas. Por esse motivo, produtos de uso profissional são necessários para garantir a limpeza (que é o que a gente vê) e a eliminação de micro-organismos (que é o que a gente não vê).

Viu como é extremamente importante higienizar os pincéis e as esponjas de maquiagem corretamente?

Então, bora tirar nossos pincéis e esponjas favoritos da nécessaire e preparar um SPA para deixá-los renovados e evitar qualquer tipo de contaminação?

PASSOS 1,2 E 3 DA HIGIENIZAÇÃO

 

  1. LIMPEZA

A higienização dos utensílios de maquiagem deve ser frequente, uma vez por semana, se forem usados regularmente, ou uma vez a cada 15 dias. E a Mahavtem dois produtos incríveis para ajudar nessa tarefa.

MAHAV FAST CLEAN SHAMPOO ANTISSÉPTICO PARA PINCÉIS

Para lavar, cuidar e remover todos os resíduos de maquiagem de pincéis e esponjinhas, experimente o nosso mahavilhosoFAST CLEAN. Potencializado com Clorexidina, possui ação antisséptica, que mata 99,9% das bactérias*. E facilitamos a sua vida: o FAST CLEAN já vem prontinho para usar, não precisa diluir! Tudo de bom, não é mesmo?

MAHAV FAST CLEAN HIGIENIZADOR ANTISSÉPTICO PARA PINCÉIS

Também formulado com Clorexidina, possui ação antimicrobiana* e é um produto específico para higienizar as cerdas dos pincéis de maquiagem. Limpa e higieniza, removendo todos os resíduos, incluindo bases cremosas e siliconadas, e o melhor: sem ressecar as cerdas!

* Reduz 99,9% a contaminação para Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus e Salmonella choleraesuis.

 

2- SECAGEM

Não utilize secador de cabelos, nem outros aparelhos de resistência ou micro-ondas para acelerar o processo de secagem de pincéis e esponjas. Isso pode acabar queimando as cerdas e danificando os utensílios, derretendo as partes de plástico.

Outro ponto de atenção: não seque os pincéis diretamente ao sol. Embora possa parecer uma boa opção, os raios solares podem ressecar os fios e afastar as cerdas umas das outras, diminuindo sua eficácia em futuras makes.

Lembre-se: tudo tem seu tempo. Deixe os pincéis e esponjas secarem naturalmente. #dicamahavilhosa

3- CONSERVAÇÃO E ARMAZENAGEM

Depois de tanto cuidado com nossos utensílios queridinhos, nada mais justo do que cuidar de cada um deles do jeitinho certo. Confira as dicas:

Tenha um pote ou uma nécessaire só para pincéis e esponjas

Para evitar danificar ou expor à sujeira e outros agentes externos, o melhor é guardar seus utensílios em potes (separando pincéis e esponjas) ou copos, com as cerdas viradas para cima.

Quando precisar transportá-los, guarde-os cada um cuidadosamente dentro de um estojo específico para isso. Simples e eficiente!

Não guarde seus utensílios úmidos

Isso é extremamente importante para prevenir tanto a deformação dos pincéis quanto o acúmulo de mofo e bactérias entre as cerdas – provocando cravos, espinhas e outros probleminhas de pele. #dicadeouromahav

Evite deixar os utensílios em locais úmidos

Depois de secos, é importante guardá-los em local seco e arejado – ou seja, longe do banheiro! Prefira guardá-los no quarto, de preferência dentro de um armário, para evitar que poeira e partículas de água entrem no pincel e prejudiquem o seu desempenho na hora de espalhar a make. #dicamahavilhosa

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Related Post